Itesp celebra Dia da Consciência Negra:
O Itesp está trazendo mais de 100 quilombolas para a capital para festejaro Dia da Consciência Negra, na terça 20 de novembro, para mostrar atradição afro-brasileira por meio de mais de 20 núcleos remanescentes dequilombos. As comunidades quilombolas farão exposição e comercialização deprodutos da culinária e do artesanato e apresentações culturais.
O evento, que recebeu o nome de Quilombos em São Paulo: expressão viva daConsciência Negra acontece das 9h00 às 18h00, no Parque da Água Branca(Parque Fernando Costa, av. Francisco Matarazzo, 455, zona oeste daCapital). O local foi cedido com o apoio da Secretaria de Agricultura eAbastecimento. O encontro terá a participação de comunidades quilombolasdas regiões do Vale do Ribeira, Sorocaba e Litoral Norte.
Haverá uma exposição no Parque da Água Branca, a partir das 9h, onde as comunidades comercializarão produtos cultivados e processados produzidospor eles, como mel, doce de banana, farinha de mandioca e ostras. Oartesanato de fibras naturais é uma atração à parte, envolvendobijouterias de sementes, peças de bambu, taquara e fibra de bananeira.Outro destaque são as apresentações culturais, como a dança do Maculelê.Na quarta-feira (21/11), a partir das 9h, um encontro para debates dasquestões pertinentes foi programado para o Auditório Franco Montoro, noEspaço Cidadania, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, noPáteo do Colégio, centro de São Paulo.
"A feira no Parque da Água Branca, durante o feriado do dia 20, e osdebates e atividades no Páteo do Colégio, no dia 21, serão oportunidadesde intercâmbio entre os paulistanos e os quilombolas de diversas regiõesdo Estado de São Paulo, numa vivência integradora que fortalece acidadania de todos", afirmou o diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro.