terça-feira, 22 de novembro de 2011

Encontro com Dona Cassilda na FEPAQ no Parque da Água Branca



No dias 19 e 20 de novembro o ITESP - Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo realizou a FEPAQ - feira paulista de assentamentos e quilombos, em sua sexta edição, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

No domingo dia 20 não estaria presente em São Paulo, por isso na oportunidade deste evento, no sábado dia 19 de novembro estive presente e encontrei com Dona Cassilda na barraca de Pedro Cuba de cima. Foi um encontro muito bom, cheio de lembranças. Relembramos entre outras coisas do momento da Recomendação das Almas, das oficinas de fotofrafias e vídeos com os jovens, das piadas e causos de seu marido Adão e em especial do momento do registro do casamento e festa de Elias, filho de Dona Cassilda.

Momentos como estes são fundamentais para uma pesquisa, reencontrar é permanecer, é fazer presente a construção do conhecimento, das trocas das práticas audiovisuais colaborativas desenvolvidas ao curso do mestrado em Ciências da Comunicação , na linha de pesquisa do estudo dos meios e da produção mediática, entre 2007 a 2010, na ECA-USP.

Agradecimentos também aos funcionários de ITESP e do ISA, parceiros da comunidade e que foram sempre solícitos a este pesquisador nos momentos de pesquisa e de prática!

Quando os atores sociais dialogam e colaboram na construção do comum ficamos muito próximos do reconhecimento, que favorece os momentos de participação e de construção narrativa de valor coletivo.

É por este enunciado ciêntifico que caminho em Tags acadêmicos como Comunicação, Interfaces sociais, Colaboração, Educação, audiovisual, documentário, internet, inclusão digital, rede e trocas. Isto é o que eu atuo desde a graduação em Comunicação Social Multimeios na PUC-SP (2001-2005) através do mestrado (2007-2010) e hoje no Doutorado em curso (2011-2015) em Comunicação e Educação na Universidade de São Paulo.