sexta-feira, 12 de setembro de 2008

GEMA 2008



Aconteceu no sábado, 6 de setembro, no Teatro da Vila, a primeira reunião com participantes pré-selecionados para o programa GeMA - Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local, uma iniciativa em parceria com o portal iG (Internet Group), a Kaizen Games, a agência R.epense, a Metamídiadigital, o projeto Cidade Escola Aprendiz, as prefeituras de São Paulo e Santo André, entre outras entidades e grupos.

A manhã foi dedicada a um detalhamento da metodologia, do potencial de apropriação de tecnologias de informação e comunicação digitais para o desenvolvimento local e pelos depoimentos de várias lideranças comunitárias, representantes de parceiros no projeto e equipe de produção.



“Estamos em processo de aquecimento para o curso, cuja aprovação segue pendente na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Por enquanto, estamos organizando os grupos de coalizões temáticas, promovendo a sensibilização, a mobilização e o compartilhamento de informações sobre as plataformas tecnológicas que serão usadas no curso, detalhando nossa visão de gestão de projetos e mapeamento de tencnologias, produtos e serviços no contexto da nova economia do audiovisual”, explica o coordenador do programa e professor do Depto. de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, Gilson Schwartz. “O curso propriamente dito terá início apenas depois que essa sensibilização e familizariação tiverem avançado, enquanto isso estamos providenciando os trâmites e esclarecimentos finais junto às instâncias da USP para que as aulas possam começar oficialmente”, completa o coordenador.

Para o vice-líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e responsável pela coordenação das tecnologias do GeMA, André Leme Fleury, do Depto. de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, a principal característica do GeMA é a interdisciplinaridade. “Estamos articulando laboratórios na ECA, na POLI e em empresas privadas, numa iniciativa que supera as barreiras entre unidades na USP e mesmo da USP com empresas e organizações da sociedade civil para as quais o domínio das novas TICs é condição de sobrevivência”, declarou Fleury no primeiro bate-papo com os participantes.

Além de ECA e POLI, o GeMA conta com o apoio e supervisão do núcleo de pesquisa em Política e Gestão Tecnológica (PGT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP."

fonte: "http://www.cidade.usp.br/blog/gema-2008-reuniao-com-pre-selecionado"

Nenhum comentário: