terça-feira, 21 de julho de 2009

Todo o já feito, todo o movimento envolvido e escalas de procedimentos que se vislumbram ao horizonte no correr do tempo da vida dos homens

Esta pesquisa acadêmica mapeia mais mais um ciclo de fechamento desta etapa para as atividades da pós graduação.
A produção colaborativa audiovisual será novamente e com mais rigor posta em prática, neste e nos próximos meses.
Esse nível modular faz parte da continuidade das experiências.
O interessante, no horizonte, é que os quilombolas de Pedro Cubas tenham não só conhecimentos tecnológicos, do uso das mídias, mas que por meio delas, ou no continuo fazer consiguam expressar seus ideais, ora rediscutindo-os, reformulando-os, ora reafirmando antigos valores. Essa experiência de fazer novamente, reafirmar e dar visibilidade / visualidade em um ambiente em rede, pode revelar parametros para uma comunidade interpretativa que se cria que traga retornos, nesta troca, não só da atenção, de um para o outro, de muitos para um, de um para muitos, mas também economicos/efetivos. Tudo depende do mapeamento que se faz e dos pontos que se ligam, se interconectam, ou seja, de seus interesses. Nesta caminhada novos atores sociais emergem, surgem.
Até aqui, a pesquisa caminha desde 2007, são muitos e qualitativos os resultados com produção de fotos e vídeos do pesquisador e coletiva (junto com a comunidade).
Um verdadeiro exercício pautado por objetivos sociais - de um processo prático não só de saber fazer (determinada demanda), mas fazer saber (no trato de todos os arranjos complexos (mesmo que não se alcancem e não se depurem com muita precisão, mas que certamente estão envolvidos) que demandam para expressar as idéias, e também nos afazeres e manuseios da tecnologia) ; e midiáticos - ao explorar os alcances e limites audiovisuais. Como questão primeira ao dosar quais tecnologias e formas de contato (programa/s) se utilizam nesta primeira aproximação, e quais seriam as necessarias para um arranjo e alcance mais denso.
(A se pensar para um próximo quadro as outras comunidades quilombolas da região, por exemplo. Lembrando que esta pesquisa tem como seu objeto/sujeito os quilombolas de Pedro Cubas, são aproximadamente mais de 19 comunidades de Remanescentes no grande entorno)
O que sobresai de emergente até aqui é todo do já feito, todo o movimento envolvido nesta pesquisa, do próximo fazer - novas incurções, e de uma escala de procedimentos que se vislumbram ao horizonte no correr do tempo da vida dos homens!
Vamos lá, pesquisa a mil!

Nenhum comentário: