terça-feira, 16 de março de 2010

Cidade do Conhecimento celebra 10 anos

Fonte:
http://www.cidade.usp.br/blog/cidade-10-anos/

"Criado no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) após concurso em 1999, o grupo de pesquisa coordena ações em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa e de Cultura e Extensão Universitária da USP, com a União Européia e com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura.

Concebida como uma rede de pesquisa voltada à discussão e experimentação de mídias digitais, a Cidade do Conhecimento completa uma década de projetos vinculada ao Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e associada ao Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP.

“O projeto converge com o modelo das incubadoras de inovação tecnológica, com forte ênfase nas agendas das humanidades e na predominância do audiovisual na comunicação eletrônica”, resume o seu criador e coordenador, Gilson Schwartz, professor do novo programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, na ECA, cujas atividades terão início no segundo semestre. “É um momento importante na USP, pois, além do novo programa de pós na ECA, haverá uma pós com foco na formação de recursos humanos para TV digital na POLI e a Cidade do Conhecimento abre até 300 vagas para o programa “Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local – GeMA”, aberto a todos os interessados, assim como uma disciplina de criação audiovisual na Universidade da Terceira Idade”, informa Schwartz.

A partir de 2010, a Cidade do Conhecimento oferece uma certificação em conjunto com a União Européia. O eixo do projeto “PRO-IDEAL” (Promoting an ICT Dialogue Between Europe and América Latina) é a certificação de “Project Angels”, ou seja, lideranças dos mais variados setores que desejem encaminhar projetos em TICs para o “Framework Program 7” da União Européia. A Cidade do Conhecimento coordena um consórcio que integra oito países latino-americanos voltado ao encaminhamento de projetos.

“Pela primeira vez, um programa de cultura e extensão oferece um duplo diploma, brasileiro e europeu. Os 300 participantes do GeMA receberão o certificado da USP e também a certificação para gestão de projetos nos marcos do programa-quadro europeu”., informa Celso Sekiguchi, economista que participa da coordenação pedagógica do programa GeMA.

Memória e Perspectivas de Desenvolvimento com Henrique Rattner

No dia 17 de março, a partir das 14 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, os 10 anos da Cidade do Conhecimento serão celebrados com uma Aula Magna sobre perspectivas do desenvolvimento humano, com o professor Henrique Rattner. O evento é apoiado pelo Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), pelo Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica (PGT) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

Cidade do Conhecimento: 10 Anos de Pesquisa, Extensão e Cultura

14h00m Abertura, Memória e Chamada de Projetos 2010

Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local

“Project Angels” – PRO-IDEAL, Comissão Européia

Moedas Criativas, Ministério da Cultura, FUNARTE

Biblioteca Imre Simon

14h30m Aula Magna com Henrique Rattner

Desenvolvimento em Perspectiva: História, Teoria e Prática

15h30m Intervalo
16h00m Impactos na Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (*)
Apresentação de papers, dissertações e teses associados à Cidade do Conhecimento e lançamento do livro “Digitalização, Diversidade e Cidadania – Convergências Brasil e Moçambique” (Projeto PRO-AFRICA, CNPq)

17h30m Intervalo

18h00m Educação Digital: Imersão e Experiência

Mesa-Redonda com Pedro Demo (UnB), Roseli de Deus Lopes (POLI-USP), Gilson Schwartz (ECA-USP) e Ceila Santos (Iconomia Produções Culturais)

Lançamento do newsgame educativo “Conflitos Globais”, projeto Primeira Empresa Inovadora (PRIME-FINEP-MCT)

(*) Participação dos professores :

André Leme Fleury (POLI-USP)

Edson Spina (POLI-USP)

Gilson Schwartz (ECA-USP)

Guilherme Ary Plonski (PGT, FEA e POLI-USP)

Joáo Miguel (Escola de Comunicações e Artes, Moçambique)

José Roberto Amazonas (POLI-USP)

Júlio Lucchesi (Mestrando, FFLCH-USP)

Thais Barros (Mestranda, ECA-USP)

Vitor Blota (Doutorando, Direito-USP)

Yolanda Ursa (PRO-IDEAL, União Européia)

Mais informações:

(11) 3091 4305 ou schwartz@usp.br

Cidade do Conhecimento: www.cidade.usp.br

PRO-IDEAL: www.pro-ideal.euTransmissão AO VIVO pela IPTV-USP

http://www.iptv.usp.br "

Nenhum comentário: