terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da consciência negra: Sr. Adão, cancioneiro e compositor popular!!!


Em destaque na imagem do dia 11, o pesquisador José Vitor Marchi e em exibição no monitor do evento FEPAQ (ITESP) o audiovisual produzido na pesquisa em que o saudoso Sr. Adão nos diverte com seus causos e alegrias tão peculiares, e em registro, como memória: preservadas!!! 


Nos dias 10 e 11 de novembro de 2012 a fundação ITESP realizou no Parque da Água Branca em São Paulo o FEPAQ - Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos ; foi mais uma vez uma oportunidade sem igual de reencontrar as lideranças comunitárias do Quilombo de Pedro Cubas do Vale do Ribeira. Como este blog denota foi realizada uma pesquisa ao nível do mestrado (com recurso de bolsa CAPES), por este pesquisador e orientação do prof. Gilson Schwartz , criador e diretor da Cidade do Conhecimento (www.cidade.usp.br) na Universidade de São Paulo, na Escola de Comunicações e Artes durante os anos de 2007 a 2010 (data da defesa), mas com pesquisa em continuidade e vínculos mantidos com a comunidade e com as pessoas pró-ativas que ajudaram em muito a realização desta pesquisa, seja na apresentação, intermediação com a comunidade quilombola, bem como no apoio, figuras como o Sr. Carlos Henrique Gomes e Sr. Ari Ribeiro  ; outras pessoas do ITESP obviamente também estão neste percurso, em especial Lydia (na época do ITESP de SP e todos os funcionários do ITESP da cidade de Eldorado Paulista). O FEPAQ aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro (estive lá dia 11), mas deixei para hoje, para dia 20 de novembro, dia da consciência negra para produzir esta homenagem e satisfação, de conhecer uma cultura tão rica que luta dioturnamente por seus direitos e pratica seus deveres. É uma grande satisfação conhecer estas pessoas a quem hoje posso chamá-los de amigos, e no qual o vínculo não se encerra com a defesa da dissertação em 2010, e a pesquisa sempre vislumbra novos horizontes, uma troca colaborativa de construção do saber coletivo entre pesquisador da Universidade de São Paulo e uma comunidade quilombola do Vale do Ribeira e seus atores sociais, em prática educomunicativas e ação iconomicas. Disponho aqui o link da dissertação para os que quiserem acompanhar o texto na íntegra com maior afinco (é um arquivo em .pdf habilitado para download, até agora 168 downloads foram feitos e o arquivo teve 482 visualizações ; scores que muito enobrecem este processo) ; deixo aqui mais uma vez meu grande abraço para os quilombolas de Pedro Cubas e que nesta data do dia 20 de novembro que possamos resgatar o espírito de luta, de alegria e sobretudo de reconhecimento, civil, social, cultural, político, e porque não também econômico e educomunicativo!
Link para a dissertação
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-13082011-090854/pt-br.php
Os vídeos produzidos na pesquisa também estão todos disponíveis para visualização, completando mais de 5 horas de material editados, entrar em www.iptv.usp.br e ir em busca e digitar Quilombo Pedro Cubas ou José Vitor Marchi , são 9 fragmentos que compreendem práticas de fotografia, audiovisual, registro do Ritual Recomendação das Almas (fragmento 6), Registro de um casamento entre jovens quilomboas, e muito mais!!! 

ATUALMENTE

A pesquisa, em continuidade, neste ano de 2012 foi apresentada no IV Encontro Brasileiro de Educomunicação através do paper apresentado "Iconografias dos quilombos de Pedro Cubas" no painel 6, no dia 25 de Outubro no CEPAC, da Ed. Paulinas, na Vila Mariana. O paper visa tanto apresentar os resultados obtidos, quanto capitalizar novos pesquisadores, olhares e atores que se interessem em desenvolver práticas educomunicativas e iconomicas junto a comunidade. 

O desejo desta continuidade apareceu no momento da devolutiva da pesquisa de mestrado com os moradores de Pedro Cubas, que se posicionaram a favor de que novas práticas e parceiros fossem apresentados para desenvolvimento de trabalhos colaborativos. Em especial este momento e estas falas estão registrados no "fragmento 9" (vídeo disponível no www.iptv.usp.br). 


O que vem por aí: 

Neste dia 11 de novembro que estive no Parque da Água Branca combinei com o Sr. Antonio Jorge e Dona Diva de que dezembro agora, ou no ínicio do ano que vem (2013) entre janeiro e fevereiro de que vou fazer uma visita para eles lá no quilombo de Pedro Cubas, lugar que fui tão bem recebido e que junto com eles pude realizar esta pesquisa tão prazerosa! Deixo também aqui o meu pesar, mas cuja alegria levo em meu coração, pois soube do falecimento do sr.  Adão, figura de extrema importância na comunidade que faleceu nestes meses anteriores, fiquei muito chateado com esta notícia, mas pude aprender com ele sobre a alegria do mundo, sobretudo de sua vertente de cancioneiro e compositor popular, dedico o dia de hoje ao Sr. Adão, que vocês podem conferir nos vídeos e fotografias ao longo do blog! Meu grande abraço a todos que participaram, participam ou que acompanham e apoiam isto que começou como uma pesquisa, desenvolve-se desta maneira mas que também é a grande construção colaborativa do saber, e porque não, e dai digo porque sim dizermos da construção de uma amizade, de encontros em vida, de soma, de abertura de fronteiras e novas práticas educativas (educomunicativas) e iconomicas! =) Muito obrigado, José Vitor Marchi 


 Pesquisador José Vitor Marchi (ao centro da imagem) com Carlos Henrique Gomes [ Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do ITESP] (a esquerda da imagem) e Ari Ribeiro [ITESP] (a direita da imagem)
 Pesquisador José Vitor Marchi com Quilombolas de Pedro Cubas ; destaque ao Maicon (a direita na imagem) que durante a realização da pesquisa foi o jovem que mais se destacou e tinha 13 anos de idade (2007/08), neste nosso reeencontro (2012) está prestes a completar seus 18 anos.
 Pesquisador José Vitor Marchi com Dona Edivina Tiê (Dona Diva), liderança comunitária de Pedro Cubas de cima
Pesquisador José Vitor Marchi com Sr. Antonio Jorge, liderança comunitária de Pedro Cubas de baixo

Nenhum comentário: