quinta-feira, 26 de março de 2009

Audiovisual 3D e a Economia do Olhar

"Ambientes Virtuais para Todos. Esse é o tema (e a proposta) do Professor Heinrich P. Godbersen, primeiro conferencista do ciclo de eventos do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento em 2009, como parte do programa Ensinar com Pesquisa, patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. O bolsista do programa, Ezequiel Pordeus, estuda a cultura digital: “vivemos numa economia do olhar, produzir e consumir em 3D significa ampliar os espaços de valorização do capital audiovisual”.
Para o coordenador do grupo de pesquisa, Prof. Gilson Schwartz, trata-se de um exemplo de “iconomia”, ou seja, de mercados para produtos e serviços audiovisuais que ampliam as possibilidades de criação e acumulação de capitais imateriais, simbólicos e até imaginários. “A iconomia é a economia dos ícones criados e gerenciados em interfaces audiovisuais digitais imersivas, pervasivas e móveis. O audiovisual 3D é mais um passo da caminhada humana rumo ao hibridismo virtual-real”, completa o professor da disciplina “Introdução à Iconomia”, no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.
A conferência, mais ao estilo de oficina, acontece na quinta-feira, 26 de março, na sala 208 do prédio principal da ECA, a partir das 18 horas, com participação do cineasta Jorge Bodanzky.
“Tivemos com a Cidade do Conhecimento uma experiência pioneira e inovadora no uso de mídias digitais para ampliar o alcance do trabalho do Navegar Amazônia. Tivemos também uma experiência no Second Life, com ampliação das possibilidades técnicas e narrativas do audiovisual digital, em especial o documental. A discussão que o Godbersen traz exige uma revisão do próprio conceito de “sala” ou ponto de exibição”, avalia o cineasta Jorge Bodanzky, coordenador do projeto Navegar Amazônia, um ponto de cultura flutuante e móvel que desenvolve projetos em parceria com a Cidade do Conhecimento da USP."

Um comentário:

guta disse...

Olá! Sou fotógrafa e, como você, acredito na fotografia e no vídeo como instrumentos poderosos para a expressão e o desenvolvimento comunitário. Faço há 2 anos uma pesquisa com fotografia, vídeo e música num terreiro de candomblé de Keto, e agora estou batalhando pra dar oficinas de fotografia e vídeo pros jovens da comunidade. Mas nunca fiz isso na vida, e, após ficar muito inspirada pelo seu blog, pensei que eu adoraria trocar idéias com você,se for possível. Penso também em transformar minha pesquisa num mestrado, o que tb me motivou a procurar vc. Visite meu site www.gutagalli.com (olhe o link projetos- ilé aganã axé laburé, e as fotos do portfolio)e, se tiver interesse, marcamos uma conversa! Vc pode me escrever pelo site ou diretamente pelo meu e-mail: gutagalli@gmail.com

Abraço!