domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cidade do Conhecimento divulga seus projetos e parcerias na Campus Party 2008

O projeto "Vestígios de uma realidade: os remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira" teve o seu destaque no momento em que o diretor da Cidade do Conhecimento prof. Dr. Gilson Schwartz fez a apresentação dos seus mestrandos e respectivos projetos da ECA-USP na Campus Party 2008.





(foto: Jorge Bodansky apresenta seus projetos Navegar Amazônia e a nova parceria para a webtv colaborativa com programa na Tv Cultura. Na foto vemos Gilson Schwartz, o cineasta Bodansky e Zé Vitor no registro)

Este projeto acredita, em especial, que iniciativas de parcerias como essas do cineasta, da Universidade (como em iniciativas da USP) tanto de projetos da Cidade do Conhecimento, quanto do projeto Mídias Nativas em parceria ao Centro de Pesquisa de Opinião Pública em contextos digitais (CEPOP-Atopos)da ECA, do LISA - Laboratório de imagem e som em antropologia (USP), do ISA e da TV pública (TV Cultura) em colaboração com a sociedade é o que trará consciência e produtividade, encadeando um processo de força motriz na produção de conteúdos colaborativos via midias digitais.



A presença de jornalista Marco Quiaréti editor responsável pelo conteúdo digital do Estadão empolga o fechamento do debate e assunto de produção de blogs é retomado em debate com Gilson e campuseiros sobre os usos e as demandas em blogs - fatos que serão devidamente narrados em próximos posts. Gilson fez questionamentos sobre as características da informação, da credibilidade-responsabilidade do coletivo e da qualidade.

Resultados parciais e ponto de virada:
Nestes dias de maratona virtual e presencial na Campus party para este projeto foi importantíssima a divugalção para a comunidade dos blogueiros, para os cineastas (em especial ao Jorge Bodansky) e para a grande mídia. (para os repórteres da TV cultura que cobriam o evento no radarcultura, em especial Manu Ebert atenciosa e motivadora)
E o que isso significa:
A comunidade interpretativa é o que conduz e dá sustentação teórica, prática e motivacional para as próximas ações junto aos quilombolas do Vale do Ribeira, como ponto da partida a comunidade Pedro Cubas, em um processo de pesquisa-programa-ação na geração colaborativa de conteúdo pertinentes a debates promovidos no grupo de pesquisa da Cidade do Conhecimento e da disciplina Iconomia.

Nenhum comentário: